Sobre

OBJETIVOS DESTE PORTAL

O UNIVERCIENCIA.org - Portal da Produção Científica em Ciências da Comunicação - é uma biblioteca digital federada que tem por objetivos

1. constitui-se ponto de referência para difusão, busca, uso e compartilhamento da produção científica e acadêmica internacional em ciências da comunicação (cinema, rádio, televisão, relações públicas, publicidade, propaganda, jornalismo, editoração, cibercultura).  

2.  prover aos usuários  uma interface única, convergente e integrada de acesso, busca e recuperação dos metadados da produção científica em ciências da comunicação (teses/dissertações, artigos de revistas, revistas, livros e capítulos de livros, trabalhos de eventos, anais, trabalhos de conclusão de curso, recursos educacionais abertos e outros) publicada em distintos países e fontes.

3.  oferecer aos parceiros institucionais; gestores das fontes de informação aqui indexadas; mecanismos para incrementar o acesso, a visibilidade, a organização e a geração de métricas e indicadores de gestão e governança de seus conteúdos.

4. contribuir com o desenvolvimento científico da área de ciências da comunicação, proporcionando espaço e dados para visualização e mapeamento do estado da arte da produção científica nacional e internacional.


CONTEÚDO INDEXADO NESTE PORTAL 

Toda e qualquer publicação acadêmica e/ou científica, derivada de atividades de ensino e pesquisa na área de ciências da comunicação e produzida em qualquer país, poderá ser indexada neste Portal da Produção Científica, desde que contemple os seguintes critérios:

  1. as publicações em texto completo devem estar disponíveis em sistemas (bibliotecas digitais, repositórios, portais etc.) de acesso aberto, implementados com metadados Dublin Core e protocolo OAI/PMH.
  2. as publicações a serem coletados devem estar em pelo menos um dos seguintes idiomas: português, inglês, francês ou espanhol.
  3. os conteúdos a serem indexados poderão estar em qualquer suporte ou formato, desde que garantam a fidedignidade com a fonte original e a viabilidade de acesso via web.

TIPOLOGIA DE FONTES E DE RECURSOS INDEXADOS NO PORTAL


- Fonte de informação:
entende-se por fontes de informação os portais, repositórios, revistas eletrônicas, bibliotecas digitais etc. de texto completo e em acesso aberto, divulgando distintas tipologias de recursos informacionais, cobrindo no todo ou em parte a área de ciências da comunicação e em um dos idiomas definidos anteriormente.  

      As fontes de informação estão catalogadas no Portal da seguinte forma:

- autoria institucional: será identificada sempre pela instituição maior seguida da unidade de ensino e departamento responsável pela procedência do conteúdo. Por exemplo, a revista “Comunicação e Educação” terá como autoria institucional: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Curso de Gestão da Comunicação.

- título da fonte: a fonte catalogada neste Portal remeterá sempre para a unidade informacional, mantida pela instituição de origem, que contém as publicações em texto completo cujos metadados estão sendo coletados. Serão portanto, as próprias revistas eletrônicas, bibliotecas digitais, repositórios institucionais, repositórios temáticos, anais eletrônicos e portais.

- país de origem: identificando-se o país de origem da instituição responsável pela fonte coletada, independentemente de onde está hospedada. Por exemplo, a Revista Media & Jornalismo (publicada pelo Centro de Investigação Media e Jornalismo de Portugal) tem a versão eletrônica coletada do portal brasileiro Univerciencia de Revistas de Acesso Aberto, mas o país de origem continua sendo Portugal.

- local de coleta: no caso de fontes que tenham espelhos de seus conteúdos em distintos portais, serão registradas sempre a URL oficial da respectiva fonte e também a URL de coleta dos dados. A decisão de onde coletar os dados (se site oficial ou espelho) será feita a partir da análise dos registros em ambas as fontes, bem como de suas facilidades tecnológicas.

- resumo sobre as fontes: a descrição resumida das fontes de informação deverá ser feita observando-se o idioma de seu país de origem.

- conteúdo informacional: será classificado seguindo as tipologias de recursos informacionais que disponibiliza (ver definição abaixo). No caso de fontes contendo mais de um tipo de recursos, serão catalogadas na categoria miscelâneas.

Recurso informacional: se reporta a tipologia dos conteúdos publicados pelas fontes que estão sendo catalogadas. Até o momento as tipologias coletados pelo Portal estão identificadas da seguinte forma:

(a)  anais de eventos;

(b)  artigos de revistas;

(c)  comunicações feitas em eventos

(d)  livros e capítulos de livros

(e)  miscelâneas (cobre relatórios, trabalhos de pesquisas, publicações técnicas dentre outras. Usado também para fontes que contém mais de um tipo de recurso.)

(f)   recursos educacionais abertos (REA);

(g)  revistas;

(h)  trabalhos de conclusão de curso (TCC).

 

O padrão dos metadados que descrevem tais recursos se pauta no modelo Dublin Core, definidos e implementados diretamente pelas fontes de informação aqui coletadas. Portanto, a equipe do Portal Univierciencia.org não tem inferência sobre seu formato e conteúdo, uma vez que sua função é apenas coletar , compilar uma base de dados, implementar a interface única de busca aos respectivos metadados e encaminhar o usuário ao local de acesso ao texto completo, quando solicitado.


 

SELEÇÃO DAS FONTES A SEREM INDEXADAS NESTE PORTAL

A identificação e seleção das fontes de informação, aqui indexadas, serão feitas pela equipe de coordenação do Portal, mas sugestões e indicações da comunidade são sempre incentivadas e bem vindas. Para tanto, solicitamos o envio dos dados de identificação das fontes (titulo, URL e breve descrição do conteúdo) para cedus@usp.br.

 

HISTÓRICO DO PROJETO UNIVERCIENCIA.ORG

Este Portal foi implementado como parte dos projetos e estudos, iniciados em 2000, pela equipe de pesquisadores do CEDUS - Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais da Escola de Comunicações e Artes da USP.

O CEDUS se dedica a explorar se e como novas tecnologias de informação e comunicação podem incrementar o processo de comunicação científica da área de Ciências Sociais Aplicadas, em especial das Ciências da Comunicação e do Turismo. Seu programa de pesquisa se foca na investigação dos aspectos sociais, técnicos e econômicos envolvidos no uso de recursos tecnológicos e recorrentes estratégias de gestão do conhecimento, visando fomentar tanto a qualidade como a acessibilidade pública da produção científica em ciências da comunicação produzida no país. Neste contexto, se alinha ativamente ao movimento do acesso aberto (OA) e a iniciativa dos arquivos abertos (OAI) , uma vez que todas as suas pesquisas e produtos são decorrentes de ações pautadas na direção da maximização do acesso público e irrestrito à produção qualificada da área de estudo.

Para tanto, disponibiliza à comunidade científica:

1. metodologias, pautadas em padrões de interoperabilidade (protocolo OAI/PMH padrão de metadados Dublin Core) e qualidade internacionais, para a implementação de portais, bibliotecas e repositórios digitais.

 

2. distintos produtos e serviços de acesso e de gestão da informação tanto para uso geral em pesquisas pela comunidade discente, docente e profissionais das áreas de interesse, como para divulgação e publicação de conteúdo por editores de revistas científicas, coordenadores de programas de pós-graduação, coordenadores de eventos e autores em gerais.

 

Neste sentido, além deste Portal, outros produtos e serviços desenvolvidos com base nas metodologias geradas em nossas pesquisas, podem ser visitados em:

1.  Portal de Revistas de Acesso Aberto em Ciências da Comunicação (parceria com editores brasileiros na área).

2.  Portal de Revistas de Acesso Aberto de Turismo (parceria com a ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo). 

3.  Portal de Eventos de Turismo (parceria com a ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo).


TECNOLOGIA UTILIZADA NESTE PORTAL

Para a implementação deste Portal, foi feita a customizaçao do software PKP Harvester,  pela equipe do CEDUS/ECA/USP, versão 2.3.0, compatível com as versões 1.1 e 2.0 do OAI Harvesting Protocol.

O software PKP Harvester é um sistema de indexação de metadados gratuito, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, a partir de parceria entre a Stanford University (EUA), Simon Frases University e British Columbia University (ambas no Canadá). http://pkp.sfu.ca/?q=harvester

 

CRÉDITOS

- Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira - coordenadora 


- Josefina Perez – Analista


- Leonardo da Silva de Assis - Graduando - Bolsista PIBIC/CNPq

 


APOIO


- Projeto desenvolvido com apoio do CNPq - Processo no. 480927/2007-3.


___________________________________
@CEDUS/ECA/USP - 1 ª.ed. 02/2009 – 2ª.ed. 25/out/2009


CEDUS - Centro de Estudos em Design de Sistemas Virtuais Centrado no Usuário
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 - Prédio 8 - Bloco 22 - Sala 25
05508-900 São Paulo SP - BRASIL
Fone +55 11 3091-8204
E-mail cedus@usp.br
©CEDUS/USP - 1ªed. - março 2009

Apoio Patrocínio