Do lobo ao cachorro: a origem do melhor amigo do homem

cachorro

Não faz muito tempo que os cientistas acreditavam que os cachorros modernos derivavam do lobo cinza, mas logo descobriram os dois são descendentes de um ancestral comum. Desse modo foi descoberto que os lobos selvagens se originaram há aproximadamente 33 mil anos atrás no sudoeste asiático.

Já os cachorros domésticos são resultados de anos de domesticação e cruzamento entre os cachorros com distintas características. Ainda assim, mesmo que exista uma grande variedades e caraterísticas distintas todos os cachorros pertencem a mesma raça. Nesse sentido, os primeiros exemplares não apresentavam uma grande variação física, mas que com o passar dos anos se demonstravam ainda mais aparentes.

A viagem histórica do cachorro doméstico

Em um dos resultados do novo estudo publicado pela revista científica Cell Research, contradizem algumas das teorias da origem e descendência do cachorro moderno. Por isso, que em outro trabalho publicado pela revista Science em 2013 sugeriam que os cachorros surgiriam da domesticação de lobos.

lobo

De fato a domesticação consiste em um processo evolutivo no qual o organismo se adapta a um entorno humano. Ou seja, através de influências que as pessoas exercem sobre a sua reprodução e cuidado. De tal modo que ao passar das gerações essas mudanças possuem uma influência genética.

Humano e cachorro em uma relação simbiótica

Decerto o que parece claro é que uma relação simbiótica se desenvolveu entre lobos domesticados e humanos, da qual ambos os grupos se beneficiaram. Dessa maneira, o primeiro recebeu comida e abrigo e o segundo um novo companheiro, guardião e caçador.

Em alguns estudos arqueológicos é possível encontrar vários exemplos dessa relação, como pinturas rupestres de milhares de anos atrás. Algumas delas encontradas na Arábia Saudita que parecem mostrar um grupo de caçadores carregando cães na coleira. Também em Oberkassel (Alemanha), onde foram encontrados os restos mortais de um cachorro e dois humanos adultos que viveram há 14.000 anos e que foram enterrados juntos.

Como surgiram as raças?

Os cães sempre foram muito úteis em nossa sociedade em um grande número de funções: pastores, tutores, caçadores, salvadores, companheiros. Dependendo de sua função, eles foram selecionados para ter as características que lhes permitem fazer seu trabalho melhor. Por exemplo, os cães pastores são muito grandes, fortes e com músculos. Isto é, eles tiveram as suas características marcadas porque ao longo das gerações os humanos selecionaram esses tipos de indivíduos para serem capazes de manter e proteger o rebanho de predadores.

Esta seleção artificial é responsável pelos cães serem tão diferentes em sua pelagem, tamanho e habilidades. No entanto, as raças de cães diferem muito em sua aparência física e pouco em seu genoma, uma vez que as características físicas são resultados da expressão genética.

Embora a domesticação tenha começado há milhares de anos, a formação das raças modernas ocorreu no século XIX. Nessa época, os apreciadores de cães passaram a criá-los segundo um padrão de linhagem, aparência e comportamento, promovendo assim as características que mais os interessavam em cada caso.