Os efeitos da Globalização econômica do século XXI

Depois de séculos de desenvolvimento científico, social e cultural a sociedade humana tem experimentado as consequências do progresso. Desse modo a globalização poderia ser considera um fenômeno quase natural e transitório da nossa sociedade. Foi através dela que tivemos a oportunidade de conhecer o mundo tal como ele é. Ou seja, uma pluralidade de culturas e estilos de vida que compõem a sociedade contemporânea.

Contudo, a globalização não poderia chegar ao seu auge tal e como conhecemos se não fosse pela criação da internet. Assim sendo, a rede e o mundo virtual democratizou a informação e permitiu com que o mundo pudesse se comunicar livremente por primeira vez. Em outras palavras, o advento da internet diminui a fronteira entre as pessoas que agora não precisam viajar a ásia para conhecer o Japão.

Como começou a globalização?

De fato sabemos que a globalização na verdade pode abarcar uma série de áreas e se fizermos uma análise histórico poderíamos dizer que ela começou antes do que temos imaginado. Neste sentido a globalização econômica foi o que permitiu que os estados pudessem progressar e investir ainda mais. Assim sendo, o mercantilismo e o início do comércio marítimo Europa poderia ser considerado como o primeiro movimento econômico da globalização.

Desde já faz bastante tempo a terminologia da globalização deixou de ser uma palavra desconhecida para ser tema principal de pesquisas acadêmicas. Neste ínterim, a globalização recebe algumas definições com a de um fenômeno que incrementou a atividade humana, por exemplo. Mas também a ideia de que somos uma civilização integra que traz consigo uma série de conotações. Sejam elas, econômicas, políticas, sociais, históricas e inclusive culturais.

A globalização econômica que definiu o fenômeno da globalização

Do mesmo modo que conhecemos a globalização como um fenômeno social, ela também assumirá um caráter multidimensional, com impacto em distintas áreas. Em contrapartida é importante ressaltar que embora pareça que a globalização seja um fenômeno social, é a economia que dita as regras. Portanto a qualquer valor que se atribua a globalização, seja: social, histórica ou cultural. Ela terminará incorporada e assumida pela variante econômica.

Assim sendo a globalização econômica consiste em um processo fenômeno de crescente integração entre as economias através de diversos fatores. Neste ponto, a tecnologia ainda tem um papel importante na hora do desenvolvimento dessa integração. Em suma, como mencionado anteriormente foi através da integração econômica entre os estados que permitiu com que a sociedade pudesse se integrar.

Benefícios e as suas consequências

Apesar dos avanços tecnológicos, sociais, econômicos e culturais que resultou o processo de globalização. Também foram observados nesse fenômeno mundial, consequências negativas, como a desigualdade, a guerra, o genocídio de civilizações. Em contrapartida, de certo modo a globalização também fracionou a soberania dos estados e democratizou a qualidade de vida de forma geral.

Por essa razão, como consequência social dos benefícios do progresso e da globalização, a qualidade de vida humana recebeu uma importante atenção. Em primeiro lugar, o mundo experimenta uma especialização extraordinária da oferta de serviços. Logo também é possível ter acesso a uma alimentação variada e relativamente acessível em praticamente qualquer lugar do mundo.

Globalização cultural e o futuro

Além de promover o progresso e permitir que o homem se integre e intercambie conhecimento, a globalização é um fenômeno fundamental para um entendimento mais profundo da nossa sociedade. Ou seja, a globalização nos permite pensar em conjunto e a trabalhar para com que a vida de cada um tenha real sentido para o mundo, seja a curto ou longo prazo. Desse modo, uma consciência global sobre o meio ambiente é determinante para mudar o conceito da cultura do consumo e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.

Outro importante benefício da globalização consiste no desenvolvimento humano em forma de arte e cultura. Desse modo é possível ser tocado ou entender a ideia e genialidade de um artista em qualquer lugar do mundo. Em outras palavras, a democratização da informação permite com que novas ideias surjam e que o futuro da nossa sociedade se apresente cada vez mais promissor.