Os mitos da sexualidade na idade média

Quando pensamos na história da sexualidade, a Grécia Antiga pode ser a primeira imagem que nos vem a cabeça. Porém, Eleanor Janega doutora em história da Idade Média, nos conta em seu livro: “A Idade Média: Uma história gráfica” que a sexualidade na Idade Média era muito diferente do que acreditamos.

Nossa concepção da história está repleta de mitos e ideias preconcebidas, principalmente quando nos referimos a momentos complexos na história do homem. Sendo assim, quando pensamos nos conceitos de sexo e Idade Média, tendemos a pensar que essa foi uma época escura e dogmática. Mas, em seu novo livro a britânica tem a intenção de derrubar os mitos e oferece uma nova maneira de ver a sexualidade na Idade média.

Dispareunia, quando o sexo deixa de ser prazeroso

Provavelmente você nunca escutou esse termo antes, mas é certo que se você já teve uma relação sexual desconfortável você provavelmente conhecerá esse termo. Isso porque se estima que em torno de 60% das mulheres e 40% dos homens aproximadamente sofrem com algum tipo de disfunção sexual.

Entre as mulheres, as disfunções mais frequentes são a falta de desejo sexual, os problemas para poder se excitar e a anorgasmia. Já nos homens os problemas de ereção, ejaculação precoce e a falta de libido são os problemas mais comuns.

Ainda assim existe uma disfunção sexual que muitas vezes passa desapercebida. Talvez menos difundido, mas igualmente frequente: a relação sexual dolorosa nas mulheres ou dispareunia.

Feromonas: as substâncias químicas que promovem nossa atração sexual

Se nos guiarmos pelos filmes de Hollywood ou pelas séries que podemos encontrar ultimamente em qualquer plataforma de streaming, acabaremos acreditando que o amor é algo quase milagroso, que surge do nada e que se estamos com uma pessoa, é porque o destino queria que fosse assim. Essa visão romântica do amor tem sido bastante desatualizada, não porque não possa ser verdadeira em certo sentido, mas porque, no final, o desejo e a atração sexual são dados por outras razões, muito menos alegóricas. Somos mais superficiais. do que pensamos, e nossas mentes são projetadas para olhar para certos tipos de pessoas, bem como não apenas visão, mas também cheiro.

Os feromônios são substâncias que o nosso corpo segrega, hormônios que são parcialmente secretados pelas glândulas sudoríparas. Isso soa tão desagradável, em princípio, é precisamente a chave mais antiga e mais eficaz para conseguir um parceiro, porque os feromônios criam um estímulo de desejo intenso em pessoas do sexo oposto, um estímulo que será mais poderoso, mesmo no nível subconsciente, que qualquer coisa que possamos dizer ou fazer para ganhar a confiança daquela pessoa que gostamos. Estamos no fim tão primitivos a ponto de nos deixar levar por esses hormônios? Agora vamos dar uma olhada.