TDAH: transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

TDAH

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade ou TDAH pode ser considerado um dos transtornos mentais mais comentados ultimamente. Talvez seja pelo tratamento composto por psicostimulantes que diverge em opiniões na população como também pela falta de informação sobre essa condição fisiológica.

Desse modo, nesse artigo vamos explicar o que é o TDAH e como ele pode afetar a vida de uma pessoa. De fato existem algumas teorias que vinculam esse transtorno como uma vantagem adaptativa e de maneira romantizada agregam que grandes caçadores, exploradores inventores e político experimentaram essa condição em suas vidas.

O que significa ter TDAH

Ainda que esse transtorno seja determinado pela genética, vários fatores neuropsicológicos e ambientais são catalisadores dessa condição. Por essa razão o transtorno de deficit de atenção e hiperatividade consiste em transtorno comportamental que se percebe na infância e pode ser estendido até a fase adulta.

Nesse sentido, a criança que sofre dessa condição apresentam alguns sintomas característicos como: falta de atenção, impulsividade e hiperatividade motora. Em suma, se trata de um problema genérico de falta de autocontrole e autorregulação com repercussão no desenvolvimento intelectual e social.

Teorias sobre o TDAH

Existem várias teorias que tentam explicar sintomatologia do TDAH, embora nenhuma consegue explicar o espectro total do transtorno. Dessa maneira se sabe que essa constitui um transtorno complexo nos quais diversos fatores têm um papel importante na expressão dos sintomas em cada indivíduo. Assim sendo, as combinações de várias mutações e a interação com outros fatores ambientais, perinatais psicossociais contribuem para o desenvolvimento do TDAH.

transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

Por essa razão, através dos avances nos estudos do TDAH e da sua genética foram elaboradas algumas teorias que sustentam a ideia de que o transtorno de deficit de atenção representa uma evolução adaptativa que selecionava aos indivíduos com uma resposta rápida nos períodos de escassez e que se adaptavam rapidamente a novas condições de vida.

Por isso, a distribuição mundial e prevalência nos distintos gêneros sugere que a mutação do receptor dopaminérgico apareceu no período do Paleolítico superior. Logo se especula que estas mudanças contribuiriam para positiva desse transtorno. Nesse sentido, esse modelo também ajudaria a explicar a atual distribuição geográfica inusual do alelo DR4-7R que é menor em populações mais estáveis como Ásia, mas alta em populações com alta influência migratória como em América.

Sintomas TDAH

Dentro do espectro do transtorno existe uma série de sintomas que varia de pessoa para pessoa. Por isso que é bem provável que existem indivíduos que padecem mas não precisam utilizar a medicação porque os sintomas não afetam majoritariamente o seu estilo de vida. Contudo, em muitos casos a falta de atenção, principalmente a atenção sustentada representa um dos sintomas mais comum.

Ademais da falta de atenção a hiperatividade consiste em outro sintoma característico das pessoas que sofrem com o TDAH. Em outras palavras, são pessoas inquietas e guiadas por uma energia que normalmente não permitem estar sentadas por muito tempo. Logo, a impulsividade como consequência da combinação dos dois sintomas mais observados em pessoas que padecem dessa condição é outro sintoma clássico do deficit de atenção e hiperatividade.