Plantas medicinais, conheça os seus efeitos

plantas-medicinais-2

Cuidar da nossa saúde para nos recuperar dessas doenças que nos acometem algumas vezes sempre foi uma das bases de toda a medicina desde tempos antigos. Muito antes de que a própria ciência fosse capaz de detectar e eliminar ditas doenças. Antes mesmo que existissem médicos e doutores, aquelas pessoas que entendiam de medicina natural eram os encargados de tentar salvar a vida de algumas pessoas, buscando por remédios que obtinham da própria natureza, sobre tudo, as plantas. Isso porque vivemos em um planeta que nos dá quase gratuitamente tudo que precisamos, incluindo a solução de algumas doenças a única coisa que devemos fazer, além de respeitar o meio ambiente, é conhecer as qualidades medicinais das plantas mais usuais e que talvez possam crescer bem diante da sua casa.

As plantas medicinais levam séculos sendo utilizadas em todo o mundo, para aliviar dores, curar doenças e mitigar desconfortos , isso porque normalmente elas contêm agentes intrínsecos a sua fisiologia que na sua forma natural talvez não sejam tão efetivos como as drogas elaboradas pela indústria farmacêutica. Parece que nas últimas décadas, a medicina se aperfeiçoado tanto que já poucas pessoas confiam apenas nas plantas medicinais para se curar. Mas também devemos ter em conta que todas as drogas sintetizadas em laboratório ainda são um produto que visa o lucro e quiça não sejam tão beneficiosos quanto aparentam ser. Por essa razão que existe uma constante corrido em conhecer as plantas mais exóticas e os seus benefícios medicinais.

O que são e para que servem as plantas medicinais

plantas-medicinais

Quando falamos de plantas medicinais quando nos referimos a todas as plantas e flores que têm capacidades especiais para curar ou aliviar certas dores e doenças que possamos ter. Naturalmente, essas plantas contêm os efeitos necessários para aliviar, pelo menos em parte, qualquer coisa que possa nos afetar, especialmente quando as doenças não são excessivamente importantes ou sérias. Essas plantas estão em uso há séculos e, de fato, serviram de base para a medicina moderna. Os medicamentos de hoje são apenas concentrados dos compostos que encontramos nelas, para serem mais eficazes. Mas há muitos que preferem não depender dessas drogas e, em vez disso, optam por essas alternativas medicinais, que podem servir para aliviar qualquer tipo de doença. Eles podem ser encontrados facilmente em lojas especializadas.

História das plantas medicinais

O uso de plantas medicinais para a cura de certas doenças é tão antigo quanto o ser humano, e é certo que esses tipos de plantas foram utilizadas na pré-história para curar certos incômodos e as vezes doenças crônicas. Nossos ancestrais descobriram que era bom tomá-las, esmagadas, com água fervente ou de qualquer outra maneira. Na Ásia, infusões e chás se tornaram muito populares por gerarem benefícios instantâneos no corpo e por aumentar as defesas. O advento da medicina moderna e das drogas farmacêuticas parecia significar o fim desses tratamentos medicinais naturais, no entanto, eles só aumentaram sua popularidade em todo o mundo nos últimos tempos.

Nome das plantas medicinais

Durante séculos, os nomes e propriedades das plantas medicinais foram coletados e estudados por botânicos e fitoterápicos. Especialmente aquelas espécies que têm um efeito mais intenso e direto sobre o corpo humano, uma vez que, na realidade, a maioria das plantas existentes costuma ter pelo menos um desses efeitos, embora não seja tão desenvolvida na planta. Entre as melhores plantas medicinais, podemos encontrar beladona, camomila, aloé vera, gengibre, rabo de cavalo, lavanda, maracujá, dente de leão, tília, ginseng, mandioca ou dedaleira. Muitas delas podem ser encontradas em pomadas e cremes para revitalizar a pele, cabelos, unhas ou mesmo na forma de uma infusão, para relaxar, acalmar e melhorar o sistema de defesa do corpo.

Tipos das plantas medicinais

Dentro da categoria de plantas medicinais, podemos encontrar diferenças bastante importantes entre os países, como são categorizadas, por exemplo, as fórmulas químicas e princípios ativos. Esta é a maneira que podemos encontrar quatro tipos de plantas medicinais: os alcaloides, os compostos amarelos como a cocaína, a cafeína ou a atropina; os glicósidos, que contêm menos de uma parte de glicose ou açúcar nos seus elementos: polifenóis, algo como os hormônios dessas plantas, e por último, os terpenos, que são os que produzem uma grande fragrância e aroma peculiar de cada espécie. Normalmente essas plantas são misturadas de acordo com cada um dos seus efeitos para encontrar a mistura ideal para o tipo de dor ou doença específica.