Transtornos mentais, é possível detectar a tempo?

transtorno-mental

Uma em cada oito crianças padecem de algum transtorno mental, segundo os últimos dados na França. Seja autismo, hiperatividade, transtornos obsessivo-compulsivos, ansiedade, esquizofrenia e muitas outras condições mentais que tem uma repercussão considerável no desenvolvimento do indivíduo, ainda mais se existe um diagnóstico tardio ou inconclusivo. Os transtornos mentais são observados como uma alteração do pensamento, emoções e, em muitas vezes, do comportamento fisiológico. Agora se pararmos para pensar o que é ser normal e até aonde um desvio comportamental pode ser considerado um transtorno de saúde mental, chegamos a conclusão de que são considerados transtornos mentais aquelas que causam angústia ou impossibilitam uma vida cotidiana plena. Por essa razão é de suma importância ter um diagnóstico precoce através de uma avaliação coletiva do entorno do indivíduo afetado, o que favorecerá um entendimento mais amplio da condição, favorecendo uma melhoria na qualidade de vida e um controle dos sintomas.

O que é uma Transtorno mental?

mental

Para poder identificar uma condição mental como doença ou transtorno é de suma importância entender a realidade do indivíduo que padece do problema para poder identificar a origem, a duração e os sintomas produzidos. Ou seja, se seguimos 3 quesitos principais podemos relacioná-los e com uma avaliação coletiva analisar a gravidade dos sintomas, por quanto tempo podem durar e de que maneira esses sintomas afetam a capacidade do funcionamento da vida cotidiana. A partir daí se podem tirar conclusões plausíveis da condição mental com maior segurança.

Quais são os tipos de transtornos mentais?

Existem hoje em dias catalogados diversos tipos de transtornos mentais, alguns mais comuns e mais fáceis de tratar por simplesmente serem por uma condição específica e temporal e outros crônicos que acompanharão a pessoa afetado o resto de sua vida. Dessa maneira, vamos expor alguns deles, como: a ansiedade que afeta 1 a cada 4 pessoas e se resume em uma sensação de desconforto e em alguns podendo ser percebidas como dor física e que são originárias de uma antecipação de um perigo ou pelo desconhecido; depressão que é uma das condições mais famosas dentre todas as outras justamente pela frequência que se pode perceber na sociedade, aonde 15% das pessoas normalmente apresentam sintomas de depressão em alguma etapa de suas vidas.

Como detectar uma transtorno mental?

Você já parou para perguntar quantas pessoas você conhece cercanas e que possuem algum tipo de transtorno psíquico? Pois é, o número talvez possa vir a te surpreender porque normalmente muitas dessas doenças depois de tratadas por fármacos e uma equipe de profissionais pode trazer ao paciente uma vida plena sem sintomas aparentes. Em contrapartida, existem muitas pessoas que sofrem com sintomas de transtornos mentais crônicos e não conseguem por si só identificar este problema e por isso é de suma importância que estejamos atentos a sintomas recorrentes como: oscilações constantes de emoções, raiva, longos períodos de tristeza, dores de cabeça frequentes entre outros sintomas que afetam diretamente a nossa qualidade de vida.

Tratamentos para transtornos mentais.

doctor

Com os avanços extraordinários da medicina e com o desenvolvimento de novos fármacos, atualmente, encontraremos tratamentos de muito êxito que chegam a suprimir praticamente todos os sintomas permitindo que o paciente leve uma vida relativamente sadia e sem nenhum tipo de contratempo devido a sua condição. O tratamento de transtornos mentais pode ser classificado como: somáticos e psicoterapêuticos, o primeiro trata o cérebro através de estímulos mecânicos com medicamentos, eletroconvulsoterapia e outros tipos de técnicas, já o segundo inclui psicoterapia, atividades físicas, terapia comportamental e muitos outros métodos para fazer com que o paciente também entenda a sua condição e para que os tratamentos somáticos sejam muito mais efetivos.