Andropausa, os homens também experimentam um declínio hormonal?

andropausa

Embora geralmente o conceito de menopausa esteja associado a mulheres, os homens também passam por um processo no qual certas alterações do organismo são apreciadas devido à diminuição da produção de testosterona. Desta forma, em certa idade, muitos homens começam a experimentar algumas mudanças fisiológicas devido ao processo natural de envelhecimento, que pode afetar a diminuição da capacidade sexual e até mesmo muitas outras capacidades físicas ou cognitivas.

Andropausa ou menopausa masculina não é tão drástica como nas mulheres, e também é um processo mais lento e progressivo, que, ao contrário do caso das mulheres, não há sinal que avise os homens dessa mudança. É por isso que, até há pouco tempo, o estudo do climatério masculino passou despercebido, pois muitas vezes em que homens adultos chegaram a um consultório com os sintomas que hoje são conhecidos e que estão associados à andropausa, estes foram diagnosticados com um distúrbio psicológico.

andropausa-2

Quando a andropausa começa a ocorrer?

A diminuição da testosterona geralmente começa após os 50 anos, mas em muitos homens pode ser adiada até os 60 e 65 anos. Andropausa se manifesta de forma diferente nos homens, uma vez que alguns podem ter baixos níveis de testosterona, mas se sentem bem sem apresentar nenhum sintoma, mas pode haver casos em que, quando atingem uma certa idade, começam a sentir uma diminuição atividade física e desejo sexual, poderíamos falar sobre um caso em que os sintomas chegaram com grande força. Deve-se levar em conta que, para que isso aconteça, existem certos fatores que podem precipitar ou retardar sua aparência.

Causas deste déficit hormonal

A principal causa da andropausa nada mais é do que o déficit de testosterona circulante no sangue dos homens, algo que já acontece a partir dos 30 ou 40 anos de idade, e que se agrava após a idade de 50 anos. Desta forma, é algo natural que acontece a todos os homens, mas também é verdade que existem muitos fatores que podem aumentar a possibilidade de que a descida hormonal seja mais perceptível. Por exemplo, estados de ansiedade e depressão aumentam que os efeitos desse déficit são acentuados, além de maus hábitos como consumo frequente de álcool, tabagismo ou sedentarismo contribuirão para o início precoce da andropausa. Obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo fatores hereditários também podem aumentar a probabilidade de sofrer muito mais cedo.

andropausa3

Sintomatologia de andropausa

Os sintomas da menopausa masculina são muito variados e podem afetar diferentes órgãos e processos fisiológicos do homem e, embora não seja agradável ouvi-los, é necessário conhecê-los para fazer algo a respeito. A dificuldade em alcançar ereções ou a diminuição da força e volume na ejaculação são alguns dos sintomas mais evidentes. Além da queda dos cabelos e cabelos genitais, perda de massa muscular, cansaço habitual e até diminuição da capacidade visual e auditiva, pode-se dizer que você está às portas do climatério masculino.

Tratamento para lidar

Esta síndrome do défice de testosterona não tem uma cura definitiva devido à sua natureza, mas o que pode ser feito é contrabalançar a perda deste hormônio, administrando-o na forma de injeções intramusculares, ou na forma de géis ou manchas na pele. Os últimos são bastante úteis e convenientes, pois permitem que uma dosagem personalizada de testosterona seja capaz de aplicar a dose necessária quando necessário. É importante saber que este tratamento só deve ser aplicado depois de realizados os testes e que foi determinado que os níveis hormonais são efetivamente baixos.