Dispareunia, quando o sexo deixa de ser prazeroso

dispareunia

Provavelmente você nunca escutou esse termo antes, mas é certo que se você já teve uma relação sexual desconfortável você provavelmente conhecerá esse termo. Isso porque se estima que em torno de 60% das mulheres e 40% dos homens aproximadamente sofrem com algum tipo de disfunção sexual.

Entre as mulheres, as disfunções mais frequentes são a falta de desejo sexual, os problemas para poder se excitar e a anorgasmia. Já nos homens os problemas de ereção, ejaculação precoce e a falta de libido são os problemas mais comuns.

Ainda assim existe uma disfunção sexual que muitas vezes passa desapercebida. Talvez menos difundido, mas igualmente frequente: a relação sexual dolorosa nas mulheres ou dispareunia.

Quais são os principais sintomas da dispareunia?

A principal queixa das mulheres que sofrem desse tipo de patologia é a dor na hora da relação sexual. Logo os sintomas característicos dessa disfunção podem ser: a dor, o mal-estar ou coceira em qualquer momento da relação sexual. Outro forte motivo para estar atenta a essa realidade é a dor e a dificuldade durante a penetração vaginal.

Outro fator que influência muito na hora de ter uma relação sexual é o prévio medo de sentir dor . Ainda mais depois de sentir uma forte queimação depois de uma relação sexual. Dessa maneira a dispareunia tem uma grande capacidade de prejudicar a vida sexual das mulheres.

Causas da dispareunia

De acordo com estudos realizados por profissionais da área a causa mais frequente relacionada a dor no ato sexual, é psicológico. Desse modo a falta de excitação sexual, educação sexual inadequada ou no pior dos casos repressiva. Entretanto a dispareunia também poderá ocorrer por alguma disfunção fisiológica.

disfunção sexual dispareunia

Analogamente, seja por alguma má formação congênita ou alguma disfunção fisiológica a dispareunia poderá ser um problema real. Desse modo uma visita ao ginecólogo é recomenda, porque talvez o problema pode surgir pela simples escassez de lubricamento vaginal ou alguma infecção.

Tratamentos indicados

Depois de diagnosticada a causa da dispareunia, dependendo das causas da disfunção um psicólogo e um ginecologista são os profissionais mais indicados. Por essa razão se a causa da dispareunia é de origem traumática, o ginecologista será fundamental para poder verificar que tudo funciona corretamente. Logo, o psicólogo poderá auxiliar na compreensão do problema e o gatilho inicial que determina os sintomas dessa disfunção sexual tão recorrente.

Em outras palavras, o psicólogo auxiliará a paciente para entender qual é a raiz do problema. Desse modo, por meio de explicações e com a compreensão necessária poderá auxiliar a paciente. Em contrapartida, existem uma série de técnicas que poderiam ajudar aos casais que sofrem com essa patologia. Uma delas é o foco sensorial.

Conselhos para uma vida sexual saudável

Provavelmente a grande maioria das pessoas concordarão que um bom sexo é um dos melhores prazeres da vida. Desse modo, quando sofremos de alguma patologia que nos impede de ter relações sexuais nos sentimos abatidos e desmotivados.

Portanto, um dos melhores conselhos para poder desfrutar de um excelente sexo é conhecer o seu corpo. De tal sorte que em determinado momento você não sinta a necessidade patológica de ter uma relação sexual. Quando podemos alcançar esse ponto de consciência corporal, saberemos quais são as coisas que mais gostamos de fazer. Também como aquelas coisas que não gozamos totalmente, assim será possível identificar qualquer disfunção sexual o mais rápido possível.